VÍDEO: na virada do ano, criminosos armados rendem guardas e roubam prédio da USP
01/01/2026
(Foto: Reprodução) VÍDEO: na virada do ano, criminosos rendem guardas e roubam prédios da USP
Criminosos armados renderam dois vigilantes e roubaram materiais de um laboratório da Universidade de São Paulo (USP) durante a virada do ano, no campus do Butantã, na Zona Oeste da capital. A ação foi registrada por câmeras de segurança (vídeo acima).
A gravação mostra dois homens entrando a pé no prédio. Em seguida, o portão de veículos é aberto. Minutos depois, eles saem para aguardar a chegada de uma van branca, que acessa o espaço poucos segundos depois da 0h do dia 1º de janeiro de 2026.
Outro registro mostra três criminosos mascarados rendendo os vigias.
Segundo o boletim de ocorrência, quatro homens participaram do assalto. Eles entraram na guarita e levaram os guardas para uma cozinha. As vítimas foram mantidas sentadas, com a cabeça baixa, sob ameaça constante.
Após conseguirem abrir uma porta de aço, o grupo passou a ter acesso a diversos materiais do laboratório do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE). Os vigilantes relataram que foram obrigados, sob a mira de armas de fogo, a ajudar a carregar os objetos roubados para dentro do veículo usado pelos suspeitos.
De acordo com o BO, os assaltantes levaram oito bobinas de fio de cobre e 80 metros de cabos plásticos, além dos celulares dos vigias.
A ocorrência foi atendida por policiais militares, que fizeram o boletim e conduziram as vítimas ao 91º Distrito Policial (Ceasa), onde o caso foi registrado.
O professor Ildo Sauer, vice-diretor do instituto, esteve no local durante a madrugada e acompanhou o trabalho da Polícia Civil.
"O IEE lamenta o assalto. Há prejuízos materiais e intelectuais, pois foram roubados computadores com HDs contendo informações e programas computacionais desenvolvidos no IEE para operação do laboratório de ensaios e certificação de vestimentas e equipamentos de segurança EPI, único do hemisfério sul e um dos três únicos no mundo", destacou Sauer em conversa com o g1.
"Agradecemos a Guarda Universitária, Polícia Militar e Polícia Civil e Científica pela pronta ação. Confiamos que os criminosos sejam identificados e os materiais sejam recuperados", completou.
O g1 procurou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) para mais detalhes, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Criminosos roubam prédio da USP na virada do ano em SP
Reprodução