Vereadores realizam primeira sessão da CPI da saúde em Sorocaba; veja assuntos abordados
Primeira sessão da CPI da saúde será ralizada na Câmara Municipal de Sorocaba (SP)
Beatriz Pereira/g1
A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades na saúde de Sorocaba (SP) será realizada entre os membros na Câmara Municipal nesta terça-feira (18), a partir das 14h.
A CPI voltou a ser discutida entre os vereadores depois que o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) foi afastado do cargo por 180 dias e duas pessoas foram presas na segunda fase da Operação Copia e Cola da Polícia Federal (PF).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O objetivo da CPI, aprovada na última quinta-feira (13), é investigar as irregularidades nos contratos da saúde em Sorocaba diante dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro apontados pela PF.
Após votação feita em uma sala fechada, apenas entre os vereadores, Cláudio Sorocaba (PSD) foi escolhido como presidente da CPI e Cristiano Passos (Republicanos) como relator. Ambos os parlamentares fazem parte da base do prefeito afastado.
A primeira reunião vai definir como serão conduzidos os trabalhos investigativos e quais documentos serão solicitados e analisados na primeira etapa.
Conforme apurado pela TV TEM, a CPI da Saúde tem 90 dias para apresentar um relatório final, prazo que pode ser prorrogado por mais 90 dias se a comissão considerar necessário.
À TV TEM, o presidente da CPI, Cristiano Passos (Republicanos), explicou que, após análise dos documentos, nomes começarão a ser chamados para oitivas.
"A gente vai fazer a reunião com todos os membros, exclusivamente para nós definirmos qual a documentação que nós vamos solicitar ao Poder Executivo e o Poder Judiciário. Vamos levantar toda essa documentação, fazer uma análise e encaminhar para o Ministério Público", disse.
A vereadora Iara Bernardi (PT) também contou que já formalizou requerimentos com nomes de pessoas que devem ser ouvidas durante as investigações. Entre as pessoas mencionadas, está a mãe do prefeito afastado, Rodrigo Manga.
"Eu apresentei mais de 30 requerimentos pedindo para ouvir pessoas e pedindo documentos também. Eu já estudava o que acontecia em termos de corrupção na Prefeitura Municipal, então eu tenho conhecimento para fazer estes requerimentos", pontuou.
A previsão é que os trabalhos sejam suspensos em 15 de dezembro, devido ao recesso de fim de ano, com as sessões retornando em 1º de fevereiro de 2026.
Câmara de Sorocaba começa a definir próximos passos da CPI da Saúde
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEMFONTE: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/11/18/primeira-sessao-cpi-sorocaba.ghtml