Tarcísio troca secretário da Casa Civil por presidente estadual do Republicanos
22/01/2026
(Foto: Reprodução) O ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, em anúncio da pasta
Ricardo Botelho/Minfra
O ano eleitoral começou com trocas no secretariado do governo de São Paulo. O secretário da Casa Civil, Arthur Lima, deixará a pasta e será substituído por Roberto Carneiro, presidente estadual do Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas.
A GloboNews apurou que havia uma insatisfação com a atuação política de Lima, um dos integrantes do governo mais próximos de Tarcísio. Um aliado do governador relata que havia queixas sobre falta de comunicação com parlamentares, prefeitos e empresários. Em ano eleitoral, ter Carneiro na pasta é estratégico.
Entre as atribuições da Casa Civil estão a articulação política e administrativa.
Mais cedo, Tarcísio afirmou que é pré-candidato à reeleição em São Paulo e negou especulações sobre outros planos eleitorais, na esteira do adiamento da visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Papudinha. Ele alegou compromissos em São Paulo, mas a agenda do dia só continha despachos internos. A nova data do encontro foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes para a próxima quinta (29).
Lima estava na pasta desde o início da gestão. Foi filiado ao PP, mas se desfiliou em 2024.
Tarcísio diz que é candidato à reeleição do governo de São Paulo
Ele assumirá a Secretaria de Justiça e Cidadania, no lugar de Fábio Prieto, que deixa o governo.
Outras trocas no secretariado são esperadas para os próximos meses, por causa das eleições — Gilberto Kassab (PSD) é um dos que devem deixar a gestão. Já saíram Guilherme Piai Filizzola, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e Valéria Bolsonaro, da pasta de Políticas para a Mulher.