Sobrou comida da ceia de Natal? Aprenda a reaproveitar os alimentos em novas receitas deliciosas
26/12/2025
(Foto: Reprodução) Sobrou comida da ceia de Natal? Veja dicas de como reaproveitar os alimentos e transformá-los em novas receitas.
Murillo Muka
Pernil, chester, farofa, arroz, panetone: o Natal acabou, mas e as sobras da comida, o que pode ser feito? O g1 reuniu dicas práticas e criativas para reaproveitar os alimentos com segurança e transformar o que sobrou em novos pratos deliciosos.
Reaproveitar alimentos é sempre importante, principalmente quando pensamos no combate ao desperdício. No entanto, é preciso estar atento às condições de higiene e ao tempo que os alimentos ficaram expostos na mesa durante a ceia.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Mesmo que o produto pareça normal, alguns alimentos podem estar contaminados por fungos e bactérias invisíveis, capazes de causar intoxicações alimentares.
O g1 conversou com a chef de cozinha Maísa Campos, formada pela Le Cordon Bleu Paris e à frente da Casa 147, em Santos. Ela reuniu dicas práticas de como armazenar e reinventar as sobras.
Ceia de Natal
Pexels
🍳Transformando sobras em novos pratos
Com criatividade, as sobras podem ganhar uma nova vida na cozinha. A chef listou algumas sugestões práticas:
🍖Carnes: chester e pernil podem ser desfiados para criar novos pratos. "Se eu desfiar um chester, posso fazer um escondidinho de chester. Ou pegar um pernil e fazer uma carne louca de pernil", sugere Maísa.
🥪As carnes também podem virar recheio de sanduíches ou compor uma salada de macarrão com maionese.
🥘Farofa: a farofa que sobrou pode ser reutilizada como recheio de um novo assado, fechando outra carne.
🍚Arroz: o arroz pode virar bolinho de arroz ou ser transformado em arroz frito, no estilo chinês. "Você leva o arroz para a frigideira, coloca um ovinho por cima, faz aquele arroz frito que está na moda no TikTok", brinca a chef.
🍞Panetone: as sobras do panetone podem ser transformadas em sobremesas. A fatia pode ser colocada no forno por alguns minutos e ser servida com um sorvete de creme, ou pode ser passada na frigideira com manteiga e canela.
Chef Maísa Campos, à frente da Casa 147, em Santos (SP).
Rodrigo Francisco
O g1 ensina a fazer um sorvete para servir com a fatia de panetone. Confira:
Quadro Culinária #013 ensina a fazer sorvete de ganache com especiarias
Dicas de conservação
🍛Comida pronta não espera em temperatura ambiente: o correto é colocar direto na geladeira. A cultura de deixar comida em cima do fogão não é validada pelos padrões sanitários.
🥘Cubra sempre os alimentos: nada de deixar coisas abertas na geladeira. Tudo precisa estar coberto.
❄️Organize a geladeira corretamente: a parte de baixo é para saladas e vegetais. A parte de cima, mais fria, para produtos mais perecíveis, como preparos com ovos, maionese e frutos-do-mar.
🍅Atenção com ingredientes perecíveis: ovos, tomate e maionese iniciam fermentação rapidamente. Uma dica é usar tomate assado em saladas, pois ele dura mais que o tomate fresco.
🥕Vegetais crus não congelam bem: a menos que passem por branqueamento, vegetais crus não devem ser congelados.
Ceia de Natal do Seo Vegê.
Seo Vegê
❄️Congelamento: quanto antes, melhor
A dica da chef Maísa é direta: congele os alimentos quanto antes. Segundo ela, o ideal é congelar produtos frescos, pois isso preserva as características originais do alimento.
Ela alerta sobre os riscos de reaproveitar alimentos que ficaram muito tempo fora da refrigeração. Saladas, maioneses e frutos do mar, por exemplo, que permaneceram a noite inteira na mesa, não devem ser reaproveitados.
"Não vou congelar nada que já está prestes a estragar. A gestão consciente do congelamento deve começar logo após a festa, guardando os alimentos em porções", explica.
Trabalhando com alimentos prontos e seguindo rigorosos padrões sanitários, Maísa enfatiza que a conservação de alimentos exige cuidados estritos. "Estamos em um país tropical, com sensação térmica de 40 graus. Se os alimentos ficaram a noite expostos ao sereno, não é seguro", ressaltou.
Leia também: Chef Maísa Campos cria versão tropical da Ceia de Natal com receitas leves, práticas e festivas
Sua recomendação é colocar os alimentos individualmente e em porções controladas dentro do congelador. Ao fazer isso, é possível planejar o que vai ser consumido sem o risco de ter que descongelar e congelar novamente, o que não é recomendado.
Veja dicas para congelar a comida do jeito certo
VÍDEOS: g1 em 1 minuto