Prefeitura de Votorantim nomeia novo secretário de finanças
12/01/2026
(Foto: Reprodução) A Prefeitura de Votorantim (SP) divulgou mudanças no secretariado municipal
Google Maps/Reprodução
A Prefeitura de Votorantim (SP) trocou o Secretário de Finanças da cidade, Claudio Toledo de Camargo, que estava como interino. Rafael Bassi assume o cargo.
Claudio Toledo de Camargo ocupava desde setembro de 2025 o cargo comissionado de secretário de Administração, após a saída de Claudemir Aparecido Muquem.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Com a nomeação, Claudio assumiu, de forma temporária, a gestão da pasta de Finanças, após a saída do então secretário João Luís de Sousa.
Em nota, a prefeitura confirmou que Rafael Bassi assumiu o cargo em 6 de janeiro deste ano.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Mudanças no secretariado
Desde o início do governo de Weber Manga, Votorantim passou por diversas mudanças nos secretariados. Foram dez mudanças no primeiro escalão, em casos que envolveram pastas-chave, como na Saúde, na Administração e na Educação.
No início de fevereiro de 2025, o prefeito nomeou Robertson Magalhães Jordão como novo secretário da Saúde para substituir o médico Claudio Terasaka, que informou deixar a função por questões particulares.
Ainda em fevereiro do ano passado, Mirian de Oliveira Galvão Zacareli, que estava na gestão da Secretaria de Obras e Urbanismo, pediu exoneração após dois meses no cargo.
Em março de 2025, Anderson Oliveira Santos, ex-secretário de Educação e Cultura de Mairinque (SP) até dezembro de 2024, foi anunciado como novo secretário de Educação da Prefeitura de Votorantim.
A pasta era ocupada por Luiz Carlos Correa, que passou a ser o titular da Secretaria de Meio Ambiente depois que Fábio Barroso pediu exoneração do cargo também em março. A administração municipal explicou que Fábio fez o pedido de saída para se dedicar a projetos pessoais. No atual governo, ele ocupava o cargo desde 1º de janeiro de 2025.
Em julho, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Nilton Wakabayashi, pediu exoneração do cargo.
Em setembro, Jean Carlos Nunes Oliveira deixou a Secretaria de Negócios Jurídicos. Jonata Elias Mena assumiu o cargo de forma interina.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM