Prefeitura de Franca promete solucionar alagamentos em avenidas com obras de drenagem em 2026
14/01/2026
(Foto: Reprodução) Prefeitura de Franca, SP, diz que tem licitação aberta para obras de drenagem de córregos
A Prefeitura de Franca (SP) confirmou a abertura de três licitações para a contratação de obras de drenagem, alargamento e contenção de enchentes em pontos considerados críticos da cidade.
Na terça-feira (13), vários alagamentos foram registrados em avenidas e córregos em um dia em que Franca foi o município do estado de São Paulo com o maior volume de chuva, segundo o Climatempo.
De acordo com a administração municipal, os serviços previstos incluem intervenções no canal do Córrego Cubatão, sob o viaduto das avenidas Major Nicácio e Ismael Alonso y Alonso, na Avenida Doutor Antônio Barbosa Filho, entre a Rua Simão Caleiro e a Avenida Doutor Ismael Alonso y Alonso, além do canal no Jardim Palmeiras, afluente do Córrego Engenho Queimado.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
As obras de drenagem estão entre as principais intervenções urbanas previstas no orçamento municipal de 2026. Juntas (veja abaixo), as licitações lançadas em dezembro de 2025 somam R$ 39 milhões.
Segundo o secretário da Comissão Municipal de Defesa Civil, Maurício Gonçalves da Rocha, o município trabalha para reduzir os riscos de novos alagamentos.
“O volume de chuva foi muito alto e ocorreu por um longo período, o que provocou os alagamentos nesses locais. O município já abriu três licitações e está tomando todas as providências para aprofundar a calha dos córregos”, afirmou.
Córrego transbordou e alagou Avenida Alonso y Alonso durante temporal em Franca, SP
Redes sociais
Segundo Maurício, fatores urbanos contribuem para agravar os alagamentos, como o descarte irregular de lixo em terrenos baldios e vias públicas, que pode obstruir bueiros e dificultar o escoamento da água.
“A gente sempre pede a colaboração da população, porque o lixo jogado de forma irregular acaba tampando os bueiros e aumenta o volume de água”, disse.
LEIA TAMBÉM
Temporal em Franca, SP, faz córrego transbordar e provoca alagamento de avenidas
Repasses externos, obras, gastos com Câmara: veja o orçamento de Franca para 2026
Comerciantes e motoristas relatam prejuízos
Durante o temporal da terça-feira, diversos pontos ficaram alagados, principalmente nas avenidas Hélio Palermo, Antônio Barbosa Filho e Ismael Alonso y Alonso, além das áreas dos córregos Cubatão e dos Bagres.
Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, comerciantes relataram perdas materiais, e motoristas tiveram carros e motocicletas danificados pela enxurrada.
O Corpo de Bombeiros atuou durante a tarde em ocorrências relacionadas aos alagamentos, como atendimentos em áreas de risco e orientações à população. Não houve registro de feridos graves.
Chuva na tarde desta terça-feira (13) em Franca (SP)
Arquivo pessoal
Chuva intensa em curto período
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que a chuva acumulou 81,2 milímetros de chuva em duas horas, entre 14h40 e 16h40. Somente entre 15h30 e 16h30, foram registrados 65,6 milímetros.
A Defesa Civil de Franca permanece em estado de monitoramento, em conjunto com a Defesa Civil do Estado de São Paulo. O órgão orienta que motoristas evitem transitar pelas marginais dos córregos durante períodos de chuva forte.
Em caso de emergência, os telefones são: Guarda Civil (153), Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar (190).
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região