Polícia vai investigar tutora e motorista que atropelou cão duas vezes em Ribeirão Preto
07/11/2025
(Foto: Reprodução) Cachorro morre ao ser atropelado duas vezes por mesmo motorista de ônibus em Ribeirão
A Polícia Civil abriu investigação contra o motorista de ônibus que atropelou duas vezes e matou um cachorro em Ribeirão Preto (SP) nesta quinta-feira (6). Segundo o delegado seccional Sebastião Vicente Piccinato, a tutora do animal também será investigada.
Até a última atualização desta reportagem, os dois não haviam sido identificados pela polícia.
"Identificar a tutora, quais as cautelas que ela adotava para que o animal não fugisse. Era um animal fujão ou não? Ela pode ser responsabilizada, vai ser alvo de investigação também, em uma eventual hipótese de omissão da guarda desse animal para que ele não fugisse", disse o delegado.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Testemunhas afirmam que o motorista alegou que estava atrasado ao atropelar o cão pela segunda vez (veja abaixo relatos). Imagens de câmeras de segurança flagraram o atropelamento, na Avenida Recife, no bairro Jardim Aeroporto, zona Norte da cidade.
De acordo com Piccinato, as investigações buscarão apontar se o motorista assumiu o risco de atropelar o animal.
"Em qual circunstância aconteceu o atropelamento? Ele agiu com culpa consciente? O animal fugiu, entrou debaixo do ônibus. 'Vou tocar o ônibus e ele não vai ser sujeito a um atropelamento, ele vai sair ileso'? Ou 'ah, está debaixo do ônibus, se passar por cima, passou, se morrer, morreu'. [Se for isso,] Ele responde dolosamente, por dolo eventual, porque ele assume o risco de matar o animal."
LEIA TAMBÉM
Motorista de ônibus alegou estar atrasado ao atropelar cão pela 2ª vez em Ribeirão Preto
Cachorro morreu após ser atropelado duas vezes pelo mesmo ônibus em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Para ajudar nas conclusões, a Polícia Civil deve começar a ouvir nos próximos dias as pessoas que presenciaram o caso.
"Essas pessoas serão chamadas para corroborar as circunstâncias do fato. Nós temos a imagem, mas não temos o som do que aconteceu, qual foi a tratativa. Então, a reconstrução histórica do fato, com a prova testemunhal e mais essa prova produzida por sistema de vídeo, é muito importante para a convicção do delegado."
Assista à entrevista:
Polícia tenta identificar motorista de ônibus que atropelou cachorro em Ribeirão Preto
Testemunhas culpam motorista
O vídeo obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra o motorista após o primeiro atropelamento, tentando soltar o animal de uma das rodas da frente com a ajuda de outra pessoa.
Os dois conseguiram desprender o cachorro, mas ele correu para a calçada, aparentemente ferido, e acabou voltando para baixo do ônibus. Em seguida, o motorista entrou no ônibus, seguiu viagem e acabou passando com a roda traseira esquerda por cima do animal.
"O cachorro novamente entrou debaixo do ônibus, daí, em vez de ele novamente tentar tirar o animalzinho, simplesmente, ele entrou no ônibus, disse para testemunhas que ele estava atrasado, que ele tinha horário para fazer a linha, engatou a primeira [marcha] no ônibus e foi embora", afirmou a a protetora de animais Janaína Abigail Gimenes.
A comerciante Daniela Soarez conta que estava no local e alertou o motorista sobre o cachorro embaixo do ônibus, mas foi ignorada.
"Presenciei o motorista do ônibus matando o cachorro por querer. O cachorrinho estava no ponto com uma pessoa dando carinho. Após o moço entrar no ônibus, ele [cachorro] ficou embaixo do ônibus, a gente gritou para ele [motorista] não andar, mesmo assim, ele andou, passou em cima da pata do cachorro. Ele desceu do ônibus, tentou tirar o cachorro, ficou nervoso, montou no ônibus e falou: 'infelizmente, tenho que seguir'. E passou em cima da cabeça do cachorro."
Cachorro morreu após ser atropelado duas vezes pelo mesmo ônibus em Ribeirão Preto
Reprodução/Câmera de segurança
Afastamento
Em nota, o Consórcio PróUrbano, responsável pela operação do transporte público de Ribeirão Preto, lamentou a ocorrência e informou que não compactua com condutas dessa natureza. Segundo a empresa, assim que tomou conhecimento do fato, o ônibus foi imediatamente recolhido e o motorista, afastado.
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por sua vez, instaurou procedimento administrativo para apuração rigorosa da ocorrência.
Já Fabíola Coelho, presidente da Comissão de Direito dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ressaltou que o motorista poderia ter acionado as autoridades para retirarem o cão.
"Ele deveria tomar todas as medidas possíveis para retirar aquele animal debaixo do ônibus com segurança e, se ele não conseguisse, se ele não tivesse capacidade para isso, ele deveria chamar uma ONG, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil. Tem várias pessoas que ele poderia estar chamando para resgatar esse animal com saúde e com decência."
O cachorro se chamava Romeu, tinha quatro anos e pesava 13 kg. Segundo o laudo veterinário, ele sofreu fraturas na face, no tórax e na região lombar. A morte foi causada por traumatismo na cabeça, no peito e na barriga, em decorrência do atropelamento.
Motorista tenta soltar cachorro atropelado, preso à roda dianteira do ônibus, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Câmeras de segurança
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região