Piloto de avião que caiu sobreviveu sem nenhuma fratura: 'vi ele sair andando', diz produtor rural
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Produtor rural relata como encontrou piloto após queda de avião em Tambaú, SP
O piloto do avião que caiu na zona rural de Tambaú (SP), nesta quinta-feira (8), sobreviveu sem nenhuma fratura e já teve alta do Pronto-Socorro. A aeronave monomotor Embraer Ipanema 202 fazia pulverização de cana-de-açúcar teve problemas mecânicos, segundo o proprietário.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga o acidente.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
LEIA TAMBÉM: Avião monomotor cai e piloto é socorrido no interior de SP
Saiu andando
O produtor rural Neuri Simões viu piloto de avião que caiu sair andando em Tambaú, SP
Rodrigo Sargaço/EPTV
O produtor rural Neuri Simões foi o primeiro a chegar na área de mata após o acidente.
"Nós procuramos o rapaz perto do avião, aí não achamos nada. Gritamos e ele estava no mato para trás. Eu vi ele sair andando no meio do mato e falou que não tinha acontecido nada. Perguntei se ele queria que chamasse o Samu e ele falou: "Não, eu tô bem. Avisa a minha empresa", afirmou.
"Já tava queimado [o avião quando cheguei]. Se ele não sai da aeronave ele teria morrido", disse.
Avião ficou destruído após queda na zona rural de Tambaú, SP
Rodrigo Sargaço/EPTV
O avião monomotor é de uma empresa de Casa Branca, que presta serviços de pulverização agrícola. O dono do avião, Arnaud Araújo, disse que uma pane mecânica obrigou o piloto a fazer um pouso forçado. Ele afirmou à EPTV, afiliada da TV Globo, que o piloto é experiente e trabalha com ele há cerca de 3 anos.
Segundo apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, o piloto conseguiu tirar o cinto de segurança e estourou o vidro para sair da cabine.
O coordenador da Defesa Civil de Tambaú, Luís Carlos de Oliveira, ajudou a socorrer o piloto para levá-lo ao pronto-socorro.
"Na hora que eu cheguei, ele estava andando, conversando normal, então a gente percebeu que não precisava [de socorro]. Ele foi até sentado para na viatura. A gente socorreu ele aqui pertinho da cidade", disse.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a aeronave envolvida no acidente foi fabricada em 2012 e comporta apenas um ocupante. Ainda de acordo com a Anac, o monomotor estava regularizado para o trabalho de aplicação de defensivos agrícolas.
Avião caiu após pane mecânica em Tambaú, SP, segundo dono
Rodrigo Sargaço/EPTV
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara