Lar de dinossauros no passado, Taubaté tem museu com ossada de gigante pré-histórico e outras relíquias; conheça
26/10/2025
(Foto: Reprodução) Museu de História Natural de Taubaté
Museu de História Natural de Taubaté
Habitada por dinossauros no passado, a cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, abriga um Museu de História Natural com ossos verdadeiros de uma ave gigante pré-histórica, fósseis de dinossauros, animais empalhados e outras relíquias.
A inauguração oficial do Museu, que fica no bairro Jardim do Sol, aconteceu em julho de 2004, mas essa história começou muito antes. Em 1976, o pesquisador Herculano Alvarenga, que dá nome ao museu, encontrou o fóssil de uma ave gigante no Vale do Paraíba. Ele coletou, descreveu, estudou e publicou.
A ave fazia parte de uma família extinta chamada Phorusrhacidae, ele a batizou como Paraphysornis brasiliensis, mas no Museu ela ganhou o apelido carinhoso de Fisó.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A ave é conhecida como ‘Ave do Terror’, espécie carnívora que podia atingir cerca de dois metros de altura e pesar até 200 quilos. Segundo pesquisadores, ela não voava e, provavelmente, perseguia as presas por terra como faziam os dinossauros terópodes - alguns pesquisadores consideram ela um tipo de dinossauro.
Paraphysornis brasiliensis
Museu de História Natural de Taubaté
A descoberta desse fóssil foi o pontapé inicial para a criação do museu, pois, com a publicação do estudo, outros museus e instituições entraram em contato solicitando uma réplica fiel ao esqueleto original da Fisó, dessa forma Herculano conseguiu fazer permuta com várias instituições do mundo todo, e, com as trocas de relíquias, conseguiu dar início ao acervo do museu.
Um exemplo disso é o crânio de T-Rex, que foi conquistado por meio de permuta com o museu de Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim, Herculano foi aumentando a coleção dele, que inicialmente era pessoal, mas cresceu e deu forma à Fundação de Apoio à Ciência e Natureza (FUNAT), em 2000, com o objetivo de expor o acervo para o público e gerir o museu.
Todo o acervo do Dr. Herculano foi doado para a fundação. Com isso, foi fundado o Museu de História Natural de Taubaté Dr. Herculano Alvarenga.
Crânio de T-Rex
Museu de História Natural de Taubaté
Atualmente, o Museu tem cerca de 2,5 mil itens em exposição e 17,5 mil itens exemplares na coleção científica. Dentre esses itens estão animais empalhados, fósseis reais, réplicas fiéis aos originais, pedras e rochas.
São muitos itens que carregam décadas de história e que só são encontrados lá, como o Taubatherium, um mamífero herbívoro que viveu em Taubaté há milhões de anos.
Diariamente, o museu recebe cerca de 50 visitantes de diferentes faixas etárias. As visitas podem ser guiadas ou não e também de grupos escolares, desde pré-escola até alunos de pós-graduação.
A equipe do museu explica que o trabalho do local vai muito além das exposições, pois os funcionários estão envolvidos desde a preparação dos esqueletos e pele, processo que tem finalidade tanto expositiva quanto científica.
Museu de História Natural de Taubaté
Museu de História Natural de Taubaté
Segundo o espaço, a propagação do conhecimento é algo que faz parte da missão do Museu, por isso, algumas oficinas pedagógicas também são oferecidas e pesquisadores de outras cidades, estados e países são recebidos para acessarem a coleção e analisarem os materiais de interesse.
A Pesquisadora científica do museu, Profª. Graziella do Couto Ribeiro, contou que o trabalho é muito mais do que divulgar a ciência, é fazer ciência e traduzir ela para a população.
“A gente trabalha o impacto do ser humano na natureza, o quanto que a gente interfere, o quanto que a gente está impactando nessas espécies, na sobrevivência dessas espécies, então a gente tem esse papel fundamental, eu digo não só de reconhecer o passado, de entender o passado, os animais pré-históricos, e fazer todo esse estudo de como era a vida no passado, mas também de ver o que está acontecendo hoje na natureza, com os animais”, disse.
Assim como a Fisó foi encontrada pelo doutor Herculano Alvarenga, no Vale do Paraíba, a equipe do museu segue fazendo coletas e pesquisa na formação lacustre da bacia de Taubaté, pois acreditam ser possível a descoberta de novos fósseis.
“Sim, é possível e estamos fazendo pesquisas. A gente tem muito material novo que vai ser publicado e tem um material, por exemplo, recente que nós acabamos de publicar e foi a capa da Revista Brasileira de Paleontologia”, explicou Graziella.
Dr. Herculano Alvarenga
Museu de História Natural de Taubaté
Dr. Herculano Alvarenga
O Dr. Herculano Alvarenga é um médico apaixonado pela natureza. Naturalista desde criança, mesmo seguindo para a área de saúde, ele sempre estudou, publicou trabalhos científicos e escreveu livros em cima da zoologia, principalmente da ornitologia. Depois, se consagrou paleontólogo.
Atualmente, ele está aposentado e completamente afastado das atividades do Museu, porém segue sendo inspiração para muitos dos funcionários, inclusive para Graziella.
“Eu estou aqui no museu há 21 anos, então o museu tem 21 anos, e eu estou aqui desde a inauguração da instituição, eu entrei um mês antes da inauguração, e o Herculano me ensinou tudo. E ele contagiou, ele contagiou a gente com esse entusiasmo científico. O sonho dele em fazer um museu de grande porte, fazer um museu importante, significativo, com grande relevância aqui na região, aqui na cidade, o sonho dele se tornou o nosso sonho, o meu sonho, e a gente vai seguir esse legado, a gente vai continuar com esse legado do Herculano, porque ele plantou uma sementinha em todo mundo aqui”, contou.
Visitação
O Museu de História Natural de Taubaté funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 11h às 17h. A bilheteria funciona até às 16h30 e os ingresso tem um valor promocional fixo de R$ 15.
O espaço fica na Rua Juvenal Dias de Carvalho, 111 - Jardim do Sol - Taubaté (SP).
Museu de história Natural de Taubaté
Divulgação/ Museu de História Natural
Museu de História Natural de Taubaté
Divulgação/Museu
Museu de História Natural de Taubaté foi criado por Herculano Alvarenga
Carlos Santos/ G1
Visita MHNT
Museu de História Natural de Taubaté
*Estagiária Mirela Melo colaborou sob supervisão do g1.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina