Greve dos petroleiros provoca paralisação parcial na Revap, em São José
15/12/2025
(Foto: Reprodução) Greve de petroleiros paralisa a REVAP, em São José
A greve geral dos petroleiros, que teve início na manhã desta segunda-feira (15), provoca uma paralisação parcial na Refinaria Henrique Lage (Revap), da Petrobras, em São José dos Campos (SP).
Segundo o sindicato que representa a categoria, a greve é por tempo indeterminado. Cerca de 320 trabalhadores devem aderir ao movimento em São José.
A greve é liderada pela FUP, a Federação Única dos Petroleiros, e foi aprovada pela categoria em assembleias realizadas nas duas últimas semanas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O sindicato alega que os petroleiros têm três principais reivindicações:
Acordo Coletivo de Trabalho sem aplicação de ajustes fiscais sobre salários e carreiras;
Equacionamentos dos planos Petros; e
Reconhecimento da Pauta pelo Brasil Soberano, com a defesa da Petrobrás estatal.
Greve dos petroleiros provoca paralisação parcial na Revap, em São José
Pedro Melo/TV Vanguarda
Ao todo, a Revap tem 2,5 mil trabalhadores, sendo que 800 são funcionários efetivos da Petrobras e os demais são de empresas terceirizadas.
A estimativa é que cerca de 40% dos funcionários efetivos participem da paralisação, para que a produção não seja interrompida.
Ao g1, a Petrobras disse que "foram registradas manifestações em unidades da companhia em virtude de movimento grevista. A Petrobras afirma que não há impacto na produção de petróleo e derivados. A empresa adotou medidas de contingência para assegurar a continuidade das operações e reforça que o abastecimento ao mercado está garantido".
Ainda segundo a Petrobras, "a empresa respeita o direito de manifestação dos empregados e mantém um canal permanente de diálogo com as entidades sindicais, independentemente de agendas externas ou manifestações públicas".
"A Petrobras está em processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho desde o final de Agosto deste ano. Na última terça-feira (09/12) a companhia apresentou sua última proposta, que contempla avanços aos principais pleitos sindicais. A Petrobras segue empenhada em concluir a negociação do acordo na mesa de negociações com as entidades sindicais", finalizou em nota.
Greve dos petroleiros provoca paralisação parcial na Revap, em São José
Pedro Melo/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina