Espera para cirurgias de ortopedia chega a 2 anos em Piracicaba; veja tempo para cada especialidade
06/12/2025
(Foto: Reprodução) Preparação de material para cirurgia
Lemniscate L/Pexels
O tempo de espera para cirurgias de ortopedia na rede municipal de Piracicaba (SP) chega a dois anos. Os pacientes que têm aguardado por maiores períodos são os que buscam procedimentos na coluna, pé, tornozelo e tíbia. A prefeitura informou que ampliou o atendimento e reduziu as filas neste ano.
Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. Para cirurgia de coluna, a espera é de 750 dias, enquanto para pé-tornozelo e tíbia é de 605. Já para operações de quadril, varizes e esclerose vascular, os pacientes aguardam por menos de dois meses. Abaixo, veja o tempo para cada especialidade:
12 anos de cirurgias da coluna acumuladas
Ao g1, a Secretaria Municipal de Saúde revelou que, para as cirurgias de coluna eletivas há aproximadamente 12 anos não havia vazão em nenhum serviço no município. Sem absorção na rede municipal, os procedimentos pendentes se acumularam.
Segundo a pasta, as cirurgias de urgências e emergências de Piracicaba e da microrregião formada por 11 cidades são atendidas na Santa Casa de Piracicaba e Hospital Fornecedores de Cana.
📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram
"Ao identificar essa realidade da cirurgia de coluna eletiva, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao Hospital Santa Casa de Piracicaba a implantação de uma equipe cirúrgica (neurologia + ortopedia) para realizar essas cirurgias. A avaliação cirúrgica desta fila identificou que apenas 17% dos pacientes são elegíveis para cirurgia e os demais 83% são para tratamentos ambulatoriais conservadores", explicou.
Impasse em cirurgias de pé e tornozelo
As cirurgias de média complexidade de pé e tornozelo eram realizadas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Piracicaba até 2023 e foram transferidas para o Hospital Regional, mas não houve continuidade nesses procedimentos para casos novos, segundo a prefeitura.
"A Secretaria de Saúde de Piracicaba vem solicitando junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo essa ampliação de serviços por meio do Hospital Regional", observou.
A pasta comunicou que as medidas paliativas adotadas, atualmente, são ampliação das vagas ofertadas na rede pública de especialistas de Piracicaba, considerando terapias medicamentosas, avaliação de pré-operatório e pós-operatório.
Macas no Hospital Regional de Piracicaba
Divulgação/ Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
Secretaria diz que ampliou atendimentos
A prefeitura afirmou que, em 2025, ocorreu uma ampliação "significativa" na oferta de consultas médicas especializadas, exames e cirurgias.
A administração municipal apontou que, em janeiro de 2025, a demanda de pacientes aguardando consultas com ortopedista era superior a 10 mil pessoas, e foram ofertadas, entre janeiro e setembro deste ano, 323.551 consultas, número 623% superior ao mesmo período do ano passado.
"O atendimento também aumentou na média complexidade. Foram 17.685 vagas de procedimentos cirúrgicos ofertados de janeiro a setembro de 2024 contra 24.934 no mesmo período deste ano, crescimento de 41%. Na atenção primária, o crescimento foi de 12%", acrescentou.
Tempo menor para consulta
A secretaria pontuou que, em janeiro de 2025, o tempo de espera para uma consulta com ortopedista era aproximadamente dois anos e os dados em novembro de 2025 indicam o tempo de espera de aproximadamente três meses para os casos não prioritários e os casos com prioridade são agendados em aproximadamente um mês.
"O objetivo principal é reduzir o tempo de espera para que o paciente, por meio da qualificação e fortalecimento dos atendimentos especializados, possa ter acesso aos tratamentos propostos e exames em curto período de tempo", finalizou.
Pacientes enfrentam fila para receber atendimento na Central de Ortopedia de Piracicaba
VÍDEOS: saiba tudo sobre Piracicaba e Região
"
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba