Campinas reabre seis parques após redução do volume de chuvas; veja quais
04/01/2026
(Foto: Reprodução) Bosque dos Jequitibás, em Campinas
Reprodução/EPTV
A Prefeitura de Campinas (SP) reabriu, neste domingo (4), os seis parques que estavam com visitação suspensa devido às chuvas. Os espaços tinham sido fechados na última sexta (2) e sábado (3) após o registro de 86,6 milímetros em 72 horas.
A decisão pela reabertura dos parques foi tomada depois da redução no volume de chuvas.
O Parque Taquaral, o Bosque dos Jequitibás, o Bosque Jardim Madalena estavam com a visitação suspensa desde o último dia 2 de janeiro.
O Bosque Chico Mendes, o Bosque da Paz e o Lago do Café desde sábado (3).
A Secretaria de Serviços Públicos ressalta que os parques públicos são áreas bem arborizadas. Por isso, a orientação é evitar a frequência de visitantes como medida preventiva.
"O manejo de arborização é feito nos parques, porém chuvas, ventos e solo encharcado podem derrubar mesmo as árvores saudáveis", aponta.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça
Entenda: a decisão foi tomada com base no decreto 24.175, de 27 de novembro de 2025. Ele estabelece que os parques e bosques sejam fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas chega a 80 milímetros em 72 horas.
Prefeitura de Campinas fecha parques públicos após cidade registrar fortes chuvas
Parque Taquaral
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) suspendeu, neste domingo (4), a operação da faixa reversiva, na região do Bosque dos Jequitibás e liberou a circulação pela avenida dr. Heitor Penteado, na região do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral).
O Taquaral recebe a "Operação Lagoa", como ocorre todo domingo, até as 13h. As ações foram possíveis em razão da diminuição no acumulado de chuvas nas regiões.
Os locais estavam com operações especiais desde a manhã da última sexta-feira, 2 de janeiro, quando o acumulado de chuvas ultrapassou os 86 milímetros em 72 horas.
Ocorrências
Entre esta quinta (1°) e a manhã desta sexta (2), foram registradas 12 ocorrências de quedas de árvores na região de Campinas (SP). Equipes de segurança foram enviadas aos locais para fazer as retiradas. No mesmo período, também houve alagamento em dois imóveis da região, mas não houve necessidade de remoção dos moradores.
Nesse período, o índice pluviométrico da região foi de 36,3 mm. Veja as regiões afetadas:
Norte: 33,8mm (últimas 24h) e 63,2 mm (72h)
Sul: 47 mm (24h) e 54,2 mm (72h)
Noroeste: 20,4 mm (24h) e 28,4 mm (72h)
Sudoeste: 16,2 mm (24h) e 19,7 mm (72h)
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas